SPAD XIII WWI Fighter - Revell - 1/28
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SPAD XIII WWI Fighter - Revell - 1/28

Sku: REV04730

NCM: 0000.68.66

Categoria: Aviões / Helic 1/24 A 1/32Plastimodelismo

Marca: Revell

Código de Barras: 4009803047300

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Informações do Produto

SPAD XIII WWI FIGHTER - Kit para montar e pintar - PLASTIMODELISMO
Modelo Estático destinado a Hobby - NÃO TEM VALOR DE BRINQUEDO
NÃO CONTÉM COLA NEM TINTAS
marca: REVELL
código: REV04730
escala: 1/28
tamanho: <-> 23,2 cm x  29,8 cm
peças: 80
cores indicadas na caixa (NÃO INCLUSAS) : 88, 301, 314, 360, 361, 381
MANUAL DE INSTRUÇÕES - CLIQUE AQUI

O SPAD S.XIII era um avião de caça biplano francês da Primeira Guerra Mundial, desenvolvido pela Société Pour l'Aviation et ses Deriva (SPAD), bem sucedido pelo SPAD S.VII. Ele foi um dos caças mais capazes da guerra, e um dos mais produzidos, com 8.472 unidades construídas e ordens epedidos para cerca de mais 10.000 unidades, que foram canceladas no Armistício. O S.XIII era similar ao S.VII, ou seja, um biplano com motor único e com construção principal em madeira e revestimentos em tecido, mas ligeiramente maior e mais pesado. O armamento eram duas metralhadoras Vickers com 400 tiros/por metralhadora, em substituição a única arma do SPAD S.VII. Foi equipado com um motor Hispano-Suiza, na primeira versão 8BA com potência de 200 cv (150 kW), mas as aeronaves receberam posteriormente outras versão com taxas de compressão maiores, 8BC e 8BE com potência de 220 cv (160 kW), o que melhorou notavelmente o desempenho de vôo em combate. Era mais rápido do que seus principais contemporâneos, os britânicos Sopwith Camel e os alemães Fokker D.VII, devido sua melhor proporção potência-peso, que dava-lhe uma boa taxa de subida nas decolagens. O SPAD era conhecido pela sua velocidade e força em um mergulho, embora a capacidade de manobra fosse sofrível e a aeronave era difícil de controlar a baixas velocidades, ao contrário de caças contemporâneos como Royal Aircraft Factory SE .5. Ao dar o excelente desempenho Spad XIII, os motores engrenados provaram ser confiáveis na época, porém sofriam com falta de lubrificação e excesso de vibrações. Estes problemas geraram excessivas paradas para manutenção e troca de peças, e se acumulavam e por isto acabou sendo declarado em novembro de 1917, o Spad S.XIII - "incapaz de dar um serviço confiável". Mesmo em abril de 1918, um relatório oficial afirmou que dois terços dos SPADs de 200CV estavam fora de uso a qualquer momento devido a algum tipo de problemas de motor. Com o passar do tempo, a melhoria da qualidade na construção e alterações no projeto do motor, levou ao aumento da facilidade de manutenção e confiabilidade.