Convair B-36B Peacemaker - Roden - 1/144
  • Convair B-36B Peacemaker - Roden - 1/144

Convair B-36B Peacemaker - Roden - 1/144

Sku: ROD0347

NCM: 0001.68.28

Categoria: Aviões / Helic - 1/144Aviões Militares 1/144PlastimodelismoMais PlastimodelismoAviõesAviões 1/144

Marca: Roden - Plastimodelismo

Código de Barras: 4823017702363

Quantidade Disponivel: 1 un

Promoção
Unidade: un
un

de R$ 999,90

Por R$ 789,90

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Informações do Produto

Convair B-36B Peacemaker -  Contém um kit para montar e pintar - Plastimodelismo
Modelo Estático destinado a Hobby - Não tem Valor de Brinquedo (14+)
Não contém Cola nem Tintas (vendidas separadamente)
ma
rca: Roden
código: ROD0347
número de peças: - (SKILL 4)

escala: 1/144
Inclui: Decal 
tamanho: Aprox. - cm

No início de 1941, quase um ano antes de os Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial, o Corpo Aéreo do Exército convidou as principais empresas de aviação a participar de uma competição para produzir um bombardeiro pesado transcontinental que pudesse atingir alvos a uma distância muito grande da América, pelo menos 6 -7.000 quilômetros. Este foi um desafio bastante ambicioso, pois mesmo o mais recente B-17 tinha um raio de combate de 'apenas' 3.250 km.

Em abril de 1941, uma especificação preliminar para a futura aeronave foi emitida e envolveu gigantes como Douglas, Boeing, Northrop e Consolidated. De acordo com os termos da competição, a futura aeronave seria não apenas um bombardeiro, mas também uma aeronave de reconhecimento fotográfico de longo alcance e um navio-tanque. No final de outubro de 1941, todos os participantes da competição apresentaram seus projetos, e o vencedor foi uma proposta da Consolidated, denominada B-36. A primeira aeronave deveria aparecer em 1944, mas depois que os EUA entraram na guerra, o foco principal foi a produção em massa de outro importante projeto da Consolidated - o famoso B-24. Mesmo assim, a empresa - que logo passaria a se chamar Convair - não suspendeu as obras do B-36, por considerá-lo muito importante e ambicioso.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o governo reduziu significativamente seu orçamento militar e muitos projetos, inclusive os de aviação, foram cancelados. No entanto, esta situação não afetou em nada o B-36 - a situação geopolítica no mundo estava mudando rapidamente e os países líderes já estavam à beira de uma nova guerra "fria". Esperava-se que apresentasse uma arma nuclear fundamentalmente nova, testada pela primeira vez em agosto de 1945 contra o Japão. Nessas condições, uma aeronave capaz de lançar tal arma a longo alcance adquiriu um significado especial.

O primeiro vôo da nova máquina, que já havia recebido o nome semioficial de Peacemaker, ocorreu em 8 de agosto de 1946 - um ano após o primeiro uso de armas nucleares. Era um verdadeiro gigante, cujo tamanho ainda surpreende a imaginação: tinha 70 metros de envergadura e 50 metros de comprimento de fuselagem. A altura da aeronave ultrapassava os 14 metros, e sua manutenção exigiria a construção de estruturas especiais; equipes de terra teriam que trabalhar em máquinas dentro de um prédio de cinco andares.

Em termos de design, o B-36 foi um verdadeiro avanço da engenharia, pois pela primeira vez as mais recentes ligas leves de magnésio foram usadas em grandes quantidades, bem como componentes colados, e para a construção de unidades individuais a Convair teve que usar o maior equipamentos na história da aviação. Outra característica especial da aeronave eram os seis motores pusher: ou seja, os parafusos da hélice não estavam localizados na frente da asa como de costume, mas atrás dela para melhorar o desempenho do voo ao usar uma asa de perfil laminar espesso.

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